quarta-feira, 11 de maio de 2011

Primeira atividade: texto coletivo

A capacitação com a palestrante Giseli sensibilizou o grupo para a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente.  Foram apresentadas questões de impacto ambiental, como o uso de fertilizantes e agrotóxicos nos alimentos produzidos. A maneira como pensamos e agimos constrói o mundo que vivemos, precisamos repensar nossos atos e agir, colocar em prática o que aprendemos.
Foram realizadas atividades próximas da nossa realidade, descrevendo ações existentes de preservação na instituição de ensino e comunidade, bem como, pensando o que pode ser feito para diminuir os problemas ambientais que nos acercam.
Nas atividades desenvolvidas cada grupo compartilhou sua realidade em cada bairro e escola, ampliando assim sua visão do que pode-se fazer para mudar o ambiente em que vivemos.
A dinâmica realizada da travessia da sala sem utilizar os pés e repetir movimentos, foi muito interessante e divertida, sendo um desafio, que exige trabalho em equipe, coragem e determinação para atingir o objetivo proposto.
O ponto de partida é conscientizar as crianças e jovens, pois, estes estão formando suas ideias, e devemos ensiná-los a repensar suas atitudes, em relação à questão ambiental, sendo que consequentemente irão levar esse conhecimento adquirido aos seus pais e a comunidade.
A utilização do blog como ferramenta pedagógica para a educação ambiental, contribui para aproximar as pessoas da realidade, expressar sua opinião, conscientizar e interagir com o mundo.
A aplicação do projeto Ecologia na Rede, promovido pela Embraco terá como parceiros: os professores da unidade escolar, o grupo de Escoteiros do bairro, o Sr. Marcos Aurélio do Nascimento (Fundemas), o Sr. Jurandir de Azevedo (Polícia Ambiental) e a comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário