sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sustentabilidade

Prudência ecológica

A prudência ecológica é um dos pilares do desenvolvimento sustentável. Significa entender que várias atividades humanas podem ter consequências desconhecidas e potencialmente perigosas na natureza e, diante disso, agir de maneira equilibrada para minimizar esses efeitos.
Em 1987, a World Commission on Environment and Development (comissão mundial sobre o meio ambiente e o desenvolvimento), grupo ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), analisou os problemas sociais, econômicos e ambientais do mundo. Desse trabalho nasceu um documento chamado “Relatório de Brundtland”, que avaliou as causas dos problemas sócio-econômicos e ecológicos da sociedade e sugeriu a adoção imediata de uma postura ética e responsável em relação ao meio ambiente.

Foto: Daniel De Granville/Embratur Agir de maneira equilibrada com a natureza minimiza impactos que levam à sua degradação
Agir de maneira equilibrada com a natureza minimiza impactos que levam à sua degradação

Segundo a comissão, desenvolvimento sustentável é uma forma de o ser humano utilizar os recursos naturais para satisfazer suas demandas, levando em conta a eficiência econômica, prudência ecológica e justiça social. A comissão sugere uma série de medidas para atingir o desenvolvimento sustentável:
• planejamento do crescimento populacional;
• garantia da produção de alimentação a longo prazo;
• preservação da biodiversidade e dos ecossistemas;
• redução do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias para o uso de fontes energéticas renováveis;
• aumento da produção industrial nos países não-industrializados, com a utilização de tecnologias que reduzam os danos ao ambiente;
• e controle dos centros urbanos e melhor integração entre campo e cidades.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário